
CBT realiza plantio de alface hidropônica em escola de Santa Cruz do Sul
16/10/2025Na semana passada, a China Brasil Tabacos (CBT), através do grupo de voluntariado corporativo CBT do Bem, realizou, em parceria com a Fundação para Proteção Ambiental de Santa Cruz do Sul (Fupasc), o projeto Escola Sustentável na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dona Leopoldina, de Santa Cruz do Sul. A CBT é apoiadora do projeto e a ação fez parte da agenda ambiental externa do Programa Compromisso Verde – Transformando o Futuro.
A ação prática e educativa consistiu no plantio de alface hidropônica e foi realizada com 15 estudantes do 4º ano. Garrafas PET foram reutilizadas para fazer o plantio das alfaces, que serão cuidadas pelos estudantes, apresentadas na mostra interna de trabalhos da escola neste sábado dia 18, e posteriormente os alunos levarão para suas casas.
Organizadora da ação, a Analista Administrativa e integrante do time de Sustentabilidade da CBT, Marina Trentin Pereira, explica que a ideia surgiu da vontade de mostrar, de forma simples e prática, que é possível reaproveitar materiais e cultivar alimentos mesmo em pequenos espaços. “O objetivo foi despertar nas crianças o interesse pela sustentabilidade e pelo cuidado com o meio ambiente, usando algo acessível, como a garrafa PET, para plantar e acompanhar o crescimento das alfaces”, afirma. Como uma lembrança da ação e do projeto, uma placa foi instalada na escola.
Experiência de cuidado
A diretora da escola, Daniela Beatriz Henckes, destaca que a ação agregou para que os alunos pudessem trabalhar o cuidado individual com as plantas. “Eles têm a experiência de cuidado e contato com a terra aqui na escola, é um caminho a percorrer, pois o assunto meio ambiente é sempre uma pauta a ser debatida, desenvolvendo ações e incentivando a participação deles. Com certeza foi uma prática que nunca vão esquecer.” Daniela menciona que a escola é pioneira na parceria com a Fupasc e já está no terceiro ano de atividades.
O Analista de Sustentabilidade da Fupasc, Augusto Bohrer, afirma que este foi o primeiro projeto de parceria entre a CBT e a fundação e reforça como positivo o apoio e aporte. Bohrer enfatiza que a escola é exemplo a ser seguido quando o assunto são práticas sustentáveis. O educandário possui horta, composteira, minhocário, cisterna, bosque com árvores exóticas e frutíferas, realiza recolhimento de óleo saturado e faz a separação de resíduos. “Foi muito proveitoso para as crianças aprenderem e terem consciência ambiental, muitos não têm essa oportunidade em casa e com certeza levarão com carinho essa experiência.”