cbt@cbtexport.com

(51) 3793-4500

Tradução em Português Tradução em Inglẽs

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.

CBT realiza plantio de alface hidropônica em escola de Santa Cruz do Sul

CBT realiza plantio de alface hidropônica em escola de Santa Cruz do Sul

16/10/2025

Na semana passada, a China Brasil Tabacos (CBT), através do grupo de voluntariado corporativo CBT do Bem, realizou, em parceria com a Fundação para Proteção Ambiental de Santa Cruz do Sul (Fupasc), o projeto Escola Sustentável na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dona Leopoldina, de Santa Cruz do Sul. A CBT é apoiadora do projeto e a ação fez parte da agenda ambiental externa do Programa Compromisso Verde – Transformando o Futuro.

A ação prática e educativa consistiu no plantio de alface hidropônica e foi realizada com 15 estudantes do 4º ano. Garrafas PET foram reutilizadas para fazer o plantio das alfaces, que serão cuidadas pelos estudantes, apresentadas na mostra interna de trabalhos da escola neste sábado dia 18, e posteriormente os alunos levarão para suas casas.

Organizadora da ação, a Analista Administrativa e integrante do time de Sustentabilidade da CBT, Marina Trentin Pereira, explica que a ideia surgiu da vontade de mostrar, de forma simples e prática, que é possível reaproveitar materiais e cultivar alimentos mesmo em pequenos espaços. “O objetivo foi despertar nas crianças o interesse pela sustentabilidade e pelo cuidado com o meio ambiente, usando algo acessível, como a garrafa PET, para plantar e acompanhar o crescimento das alfaces”, afirma. Como uma lembrança da ação e do projeto, uma placa foi instalada na escola.

 

Experiência de cuidado

A diretora da escola, Daniela Beatriz Henckes, destaca que a ação agregou para que os alunos pudessem trabalhar o cuidado individual com as plantas. “Eles têm a experiência de cuidado e contato com a terra aqui na escola, é um caminho a percorrer, pois o assunto meio ambiente é sempre uma pauta a ser debatida, desenvolvendo ações e incentivando a participação deles. Com certeza foi uma prática que nunca vão esquecer.” Daniela menciona que a escola é pioneira na parceria com a Fupasc e já está no terceiro ano de atividades.

O Analista de Sustentabilidade da Fupasc, Augusto Bohrer, afirma que este foi o primeiro projeto de parceria entre a CBT e a fundação e reforça como positivo o apoio e aporte. Bohrer enfatiza que a escola é exemplo a ser seguido quando o assunto são práticas sustentáveis. O educandário possui horta, composteira, minhocário, cisterna, bosque com árvores exóticas e frutíferas, realiza recolhimento de óleo saturado e faz a separação de resíduos. “Foi muito proveitoso para as crianças aprenderem e terem consciência ambiental, muitos não têm essa oportunidade em casa e com certeza levarão com carinho essa experiência.”