cbt@cbtexport.com

(51) 3793-4500

Tradução em Português Tradução em Inglẽs

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.

Cura sustentável do tabaco: o uso de lenha de florestas plantadas como fonte de energia

Cura sustentável do tabaco: o uso de lenha de florestas plantadas como fonte de energia

28/07/2025

A China Brasil Tabacos (CBT) mantém na rotina o compromisso com a sustentabilidade em todas as operações, além de fomentar uma cultura duradoura pautada na responsabilidade socioambiental. A cadeia produtiva do tabaco também faz parte dessa iniciativa, sendo um dos pilares dessa missão o uso de lenha sustentável e o plantio de florestas.

O uso da lenha como fonte energética para a cura do tabaco em estufas é eficiente e apresenta um custo reduzido em comparação a outras alternativas. No entanto, é proibida a extração e utilização de lenha proveniente de mata nativa. A solução, incentivada pela CBT aos produtores integrados, é o uso de lenha de florestas plantadas nas propriedades para este fim, promovendo, assim, a sustentabilidade e a responsabilidade ecológica na produção.

O supervisor de Agronomia da CBT, Alisson Griebel, destaca que, do ponto de vista ambiental, as florestas plantadas têm alta capacidade de fixação de carbono da atmosfera. Em média, fixam cerca de 10 toneladas de carbono por hectare ao ano, contribuindo para a purificação do ar. “A lenha de reflorestamento é a única de origem legal para a cura do tabaco e é estimulada pela empresa como forma de viabilizar o cultivo sustentável”, explica.

As florestas plantadas também são uma solução para reabilitar ou proteger áreas degradadas pela erosão. Além disso, contribuem para a melhoria da fertilidade do solo, a reciclagem de nutrientes e a proteção das bacias hidrográficas e da biodiversidade. Tornam-se cada vez mais utilizadas por oferecerem benefícios econômicos e ambientais, garantindo a autossuficiência energética e a preservação das matas nativas.

 

Qual espécie plantar?

Entre as espécies mais recomendadas para reflorestamento, se destacam aquelas do gênero Eucalyptus. Veja algumas opções e suas características:

• Eucalyptus dunnii – Prefere solos férteis, úmidos e bem drenados. Tolera geadas severas e seca moderada.

• Eucalyptus camaldulensis – Tolera geadas leves, solos com inundações temporárias e secas moderadas.

• Eucalyptus benthamii – Prefere solos úmidos e tolera geadas moderadas.

• Eucalyptus grandis – Espécie com potencial melífero, mas não tolera secas nem geadas.

• Eucalyptus saligna – Apresenta crescimento rápido, porém é sensível a secas e geadas.