cbt@cbtexport.com

(51) 3793-4500

Tradução em Português Tradução em Inglẽs

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.

Especial Dia dos Avós: sucessão familiar garante continuidade na produção de tabaco

Especial Dia dos Avós: sucessão familiar garante continuidade na produção de tabaco

23/07/2025

Com uma tradição que atravessa gerações as famílias Müller e Blanck mantêm viva a cultura do tabaco no campo, unindo passado, presente e futuro

 

Neste sábado, 26 de julho, Dia dos Avós, a China Brasil Tabacos (CBT) presta uma homenagem especial à família Müller e Blanck, produtores integrados da empresa e exemplo de sucessão familiar no meio rural. Na localidade de Vila Formosa, no município de Vale do Sol (RS), três gerações se dedicam à produção de tabaco, preservando o legado iniciado por Darcilo Müller, 72 anos.

Com mais de 50 anos de residência na comunidade, Darcilo já cultivava tabaco antes mesmo de se estabelecer na propriedade atual. Filho e neto de produtores, ele relembra os tempos difíceis do trabalho manual, feito com o auxílio de bois e sem a tecnologia disponível hoje. “A gente trabalhava até tarde da noite, tudo era feito no braço. Chegamos a plantar no máximo 20 mil pés de tabaco, com muito mais pessoas envolvidas na lida”, recorda.

Atualmente, a realidade mudou. Há 13 anos, a família investiu na mecanização e hoje conta com dois tratores, o que trouxe mais agilidade e conforto para o trabalho no campo. O processo de sucessão está em andamento: a filha de Darcilo, Marciléia Blanck, 44 anos, também cultiva tabaco e o neto Rodrigo Blanck, 25 anos, representa a nova geração que dá continuidade ao legado familiar.

Rodrigo cresceu ouvindo as histórias do avô e aprendendo com a vivência dos mais velhos. “O vô e a vó sempre dizem que sou ‘dos bons’, o melhor puxador e carregador de tabaco”, brinca o jovem, que pretende permanecer na localidade e seguir na produção agrícola. Hoje, ele atua principalmente no cuidado com as mudas da nova safra e na colheita do tabaco. “O trabalho evoluiu bastante, ficou mais fácil com o tempo”, comenta.

 

Parceria com a China Brasil Tabacos

Desde 2017, a família é parceira da CBT e recebe o acompanhamento técnico do Orientador Agrícola Cesar Voelz e do Supervisor Hilton Wink. “Eles são excelentes produtores e conseguem entregar um dos melhores tabacos no Estilo China”, afirma Voelz. Os técnicos destacam com orgulho a trajetória da família e o envolvimento das novas gerações. “Acompanhamos o crescimento do Rodrigo e é gratificante vê-lo participando ativamente da sucessão rural, trabalhando ao lado do pai e do avô”, enfatiza Wink.

Hoje, Darcilo e a esposa Iraci Müller, ambos com 72 anos, cultivam cerca de 50 mil pés de tabaco em uma propriedade de 10,5 hectares. Já Marciléia, o marido Valdir Blanck, 53 anos e o filho Rodrigo são responsáveis por 130 mil pés em uma área total de 18,9 hectares. As propriedades ficam próximas e, por isso, a cooperação entre as duas famílias é constante em todas as etapas do cultivo. “A relação com a CBT sempre foi muito boa, com suporte técnico, orientação e total disponibilidade para ajudar. Além disso, o tabaco Estilo China é de fácil manejo, o que facilita bastante o nosso trabalho”, destaca Valdir.

 

Diversificação e Investimentos

Além da produção de tabaco, a família também investe na diversificação agrícola. Criam gado, produzem melado, milho e ovos, garantindo maior sustentabilidade à propriedade. Nos últimos 10 anos, realizaram importantes investimentos: construíram uma nova casa, adquiriram uma área de 10 hectares e compraram um microtrator.