
Palestra sobre Capacitismo e Comunicação Inclusiva é promovida pela CBT
24/09/2025Nesta semana, que marcou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a CBT organizou um momento especial aos colaboradores. A palestra ‘Capacitismo e Comunicação Inclusiva’ reforçou o propósito de inclusão e direito de pertencimento da empresa, com práticas de diversidade e equidade. Entre os assuntos abordados estiveram as formas de evitar as barreiras e o preconceito, uma análise contextualizada sobre PCD e exemplos práticos.
A palestra foi conduzida pelas integrantes da consultoria Realidade Acessível. Lisandra Metz é consultora de inclusão e acessibilidade e Natália Cassina, é especialista em comunicação inclusiva. O momento contou também com a intérprete de libras Marluce Gomes Machado.
Lisandra destaca que o momento foi de sensibilização para o início de uma transformação na empresa. “Tivemos muitas conexões que permitiram os participantes chegarem em perguntas e inquietações e a partir da ação, causamos micro transformações. Uma das formas de combater e prevenir o capacitismo é através da comunicação assertiva direcionada com termos anticapacitistas, para que as pessoas, antes de qualquer tipo de deficiência, não sejam números e métricas.”
Participante do momento, Taís Carvalho da Rosa, que atua como Estoquista no Almoxarifado da CBT, enfatiza que o evento foi importante para abrir a mente de todas as pessoas. “Foi falado muito do que todos os PCDs gostariam de falar, mas devido à vergonha, muitos se contêm. Senti como se a voz das palestrantes fossem a voz de todos os PCDs aqui da CBT. Todos fomos ouvintes, mas espero que também sejamos praticantes do que foi dito.”