cbt@cbtexport.com

(51) 9 8100-0378

Tradução em Português Tradução em Inglẽs

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.

Na família Hermes a produção de tabaco é passado, presente e futuro

Na família Hermes a produção de tabaco é passado, presente e futuro

27/10/2023

A produção de tabaco gera riqueza, desenvolvimento e emprego. No país, são mais de 130 mil famílias produtoras de tabaco em quase 700 municípios. O produtor é essencial na cadeia produtiva.
Na propriedade da família Hermes, em Linha Tangerinas, Venâncio Aires/RS, o cultivo do tabaco já atravessa gerações. Seu Odilo, 69 anos, aprendeu o ofício com seus pais. Casou-se com Onilda, 67 anos, com quem mantém a atividade há mais de 40 anos, e que agora também está sendo desenvolvida pelos filhos Lucas Argel, 27 anos, e Lisandra Beatris, 41 anos. Juntos, e com orgulho e satisfação, a família produz cerca de 80 mil pés, que dividem espaço na propriedade com outras culturas, como milho, soja, assim como, hortaliças, verduras para o consumo.
Seu Odilo enfatiza que ‘’a renda gerada pela produção de tabaco é a principal fonte da nossa família. E a gente se criou nisso, é isso que sabemos fazer bem e que gostamos.”
O filho Lucas, que, após concluir os estudos, chegou a trabalhar na área urbana decidiu retornar para a propriedade dos pais, onde, segundo ele, está de fato o seu futuro. “O trabalho fora é totalmente diferente, tanto no ritmo como na renda. Aqui na lavoura fazemos nossos horários. O compromisso apesar de ser diário, desde a muda no canteiro, preparação do solo, colheita, é compensador. Vi desde novo que graças ao empenho em todo o processo, se alcança bons resultados”.

Parceria com a CBT
Seu Odilo é produtor integrado da China Brasil Tabacos desde o início da operação da empresa. É com o apoio técnico que, desenvolve a safra anualmente. “Este apoio técnico que se recebe é fundamental para ter um bom resultado no fim da safra. Não vejo outra cultura que receba tanto apoio como na do tabaco.”
Assim como Seu Odilo, mais de 21 mil produtores de 161 municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina são integrados à China Brasil Tabacos. O incentivo a boas práticas para alcançar qualidade na produção, assim como para preservação do meio ambiente fazem parte da relação CBT e produtor em todo o processo.